quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MEU PRIMEIRO CANTEIRO FOI UM DESASTRE !

Pois é ... pensando em poupar meus  leitores de experiências frustrantes quero contar minha experiencia com meu primeiro canteiro.
Primavera chegando, as flores multicoloridas dos beijinhos me inspiraram a fazer uma rampa bem florida pra me receber em casa toda vez que chegava de carro!
Comprei separador de grama, terra preta especial, chips de madeira e umas mudas lindissimas e saudaveis.
Recortei cuidadosamente a grama rente a rampa, removi em pequenos blocos, afofei a terra vermelha que sobrou e por cima dela coloquei a terra preta, posicionei as mudas e reguei sempre que necessário.
E elas cresceram! chegaram a dar lindas flores listradas de vários tons maravilhosos.
Mas de repente umas mudas e outras começaram a murchar, e aos poucos os galhos iam caindo misteriosamente.
No principio achei que eram formigas, enchi de veneno, mas nada! continuavam a morrer lentamente.
Eu não queria arrancar tudo e relutei em fazer isso por um bom tempo.
Até que um dia me irritei e arranquei tudo.
O meu fornecedor de mudas me disse que poderia ser falta de drenagem então eu tirei toda terra preta e quando cheguei na terra vermelha notei que ela havia se compactado como um único bloco de barro.
Impossível uma raiz penetrar nesse tipo de solo compactado! Continuei cavando e senti que no fundo havia uma camada de concreto fina.
Minha casa foi recém construida e me lembrei que os operários jogaram uma nata de concreto na frente da casa para poderem trabalhar sem pisotear o barro.
Que azar o meu! fui fazer um canteiro justo na parte que tinha um "piso" de concreto"
A solução foi quebrar até onde foi possível para a água da chuva ter vazão.
Em seguida coloquei uma camada de brita e por cima uma grande camada de terra preta .
Plantei novas mudas e até agora não morreram rsrs vamos ver mais pra frente!
Como eu disse o solo é tudo pra uma planta!

                                                   Minhas primeiras mudas (as que morreram)


                                                       Até que cresceram e ficaram lindas!


                                    Infelizmente morreram por falta de experiencia da jardineira !


Mas eu não me deixo vencer! novas mudas estão plantadas e logo postarei as belezinhas !
Um abraço a todos!


4 comentários:

  1. Isso sem contar num outro canteiro destruido pelo amado gato do vizinho, tudo na mesma época !!! Lembro que voce quase desistiu de cultivar plantas... mas que bom que foi em frente... a vida é assim sonhe, lute, persista e vença.
    Sempre estarei ao seu lado apoiando voce rumo ao sucesso, vamos em frente, te amo !!!
    Peter.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar.... o segundo canteiro tá lindo !!!!

    ResponderExcluir
  3. Hoje como estão suas plantas? Eu tb quero fazer um canteiro igual ao seu e não tenho idéia por onde começar?

    ResponderExcluir
  4. Hoje como estão suas plantas? Eu tb quero fazer um canteiro igual ao seu e não tenho idéia por onde começar?

    ResponderExcluir